quarta-feira, março 14, 2007

"Regresso a Pedrogão d'Aire"

Após longas deliberações aquando da hora de jantar em famelga, o conselho apercebeu-se que sim, o nome é o passaporte para o mundo, os lexemas que nos apresentam. Vira daí aos pois, vou mudar o meu nome para Francisca Calmiers Sottomayor Donnas-Botto (se algum dos meus tetaravós tiver outro apelido mais sonante, pode avisar que eu só fui procurar até aos bisavós). Mas continuarei sem falar muito sobre as minhas origens: avós do Porto e Lisboa e não andemos mais para trás que eu gosto bastante da civilização com os seus muitos carrinhos poluentes, metro, prédios gigantes, centros comerciais e muito barulho.
Consequências dos nomes são, por exemplo, as listas dos meninos que têm o fantástico privilégio de frequentar o EESCJ. É só ir correndo a lista de alunos que muitos Mayer, Sinclair, Berény,Ferreira de Melo, Loureiro de Pimentel, Côrte-Real, Archer, Condê... hão-de aparecer.
- Dr. Vicente, está aqui o Engº Pedro Telereira Malafaya.
- Está aqui o quem?!
- Hmm, o seu amigo, o Engº Pedro Teler...
- Ah! O simpático Pepé! Mande-o lá entrar que queremos ir brincar com os carrinhos.
Claro que quando o povo é amoral isto de apelidos coquettes não funciona muito bem.

Sem comentários: